Abertura de mercado na Índia para produtos cítricos brasileiros 243u2t
O governo brasileiro e o governo da Índia concluíram negociação para possibilitar a exportação de cinco produtos cítricos - limão tahiti (“Citrus latifolia”), limão siciliano (“Citrus limon”), laranja doce (“Citrus sinensis”), tangerina e similares (“Citrus reticulata” e “Citrus deliciosa”) - para aquele país. 2us5u
Desde 2023, outros seis produtos brasileiros ganharam o ao mercado indiano: açaí em pó, suco de açaí, pescado de cultivo (aquicultura), pescado de captura (pesca extrativa), derivados de ossos destinados à produção de gelatina e abacate.
A Índia é o 10º maior destino dos produtos agropecuários brasileiros, com exportações que superaram US$3 bilhões no último ano. Os principais produtos comercializados foram os do complexo sucroalcooleiro, soja e fibras têxteis. Com as novas aberturas para os cítricos, espera-se incremento nas relações comerciais e na pauta exportadora de produtos de maior valor agregado.
Com o anúncio, o Brasil alcança a 55ª abertura de mercado neste ano, totalizando 355 novas oportunidades de negócio desde o início de 2023.
Essas novas aberturas de mercado são resultado de ação coordenada entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) Ministério das Relações Exteriores (MRE).
0 comentário 26695n

Agrodefesa realiza palestras sobre desafios da citricultura e uso seguro de agrotóxicos em municípios da região do Vão do Paranã

HF Brasil/Cepea: Custo em alta e avanço do greening ameaçam a viabilidade da produção de laranja em 2025/26

Segunda florada da laranja em MG e SP contribuiu para o aumento da safra de laranja 2025/26

HF BRASIL/CEPEA: Custo em alta e avanço do greening ameaçam as previsões da produção de laranja em 2025/26

Safra de laranja 2025/26 do cinturão citrícola de SP e MG é estimada em 314,60 milhões de caixas

Citros/Cepea: Oferta de frutas precoces mantém preço em queda