Porto de Paranaguá investirá R$394 mi em obras de dragagem 5m84u
4f2m5j
SÃO PAULO (Reuters) - O porto de Paranaguá, um dos principais para movimentação de produtos agrícolas do país, receberá investimentos de 394 milhões de reais em obras de dragagem, que incluirão o aprofundamento do canal de o ao local, informou a istração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
O investimento inclui projetos básico e executivo, sinalização e balizamento.
"Estes investimentos farão com que o porto de Paranaguá e a integrar definitivamente o cenário dos grandes portos do mundo", disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, em nota.
Com a nova dragagem, o canal de o ao porto de Paranaguá, chamado canal da Galheta, ará a ter 16 metros de profundidade. Hoje, o canal tem 15 metros.
A Bacia de Evolução do canal --área utilizada pelos navios para manobra e atracação-- ganhará mais dois metros de profundidade com a nova dragagem, ando de 12 para 14 metros, segundo a istração portuária.
Já as áreas intermediárias, localizadas entre o canal da Galheta e a Bacia de Evolução, arão a ter 15 metros de profundidade. Como exemplo de áreas intermediárias estão o canal situado entre Pontal do Sul e a Ilha do Mel, bem como o canal localizado entre a Ilha das Cobras e Ilha da Cotinga.
"A dragagem permitirá que navios graneleiros de grande porte frequentem o porto, assim como navios porta-contêineres de alta capacidade, o que contribuirá para a redução dos fretes e, consequentemente, maior competitividade dos grãos exportados", disse diretor presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
A empresa DTA Engenharia, vencedora da licitação, terá um prazo de seis meses para fazer o projeto básico e executivo e 11 meses para executar a obra.
0 comentário 26695n

Apesar da queda nos preços do petróleo, colheita do milho safrinha deve ser marcada por fretes elevados

Frete tem nova queda em abril com leve recuo de 0,14%, mostra Edenred Frete

Alckmin destaca importância da Ferrogrão para aumentar o escoamento da produção agrícola

Santos Brasil registra R$ 198,5 milhões de lucro líquido no 1º trimestre

Nova rota entre Ceará e China promete aumentar em 20% as importações

Vports amplia em 70% a capacidade de receber navios Panamax no Porto de Vitória (ES)