Inauguração da Ferrovia Norte-Sul vai ocorrer nesta sexta-feira (16), em Rio Verde (GO) 396u1q
O Governo Federal, Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vão inaugurar, nesta sexta-feira (16/6), a Ferrovia Norte-Sul (FNS), ligação ferroviária entre São Paulo e Maranhão, que vai impulsionar o desenvolvimento de cinco estados e quatro regiões do Brasil. O empreendimento tem 2.257 quilômetros de trilhos e permite o escoamento da safra do Centro-Oeste e do Sudeste pelo Arco Norte. x2j5l
A ligação total da FNS ocorre com a inauguração do Tramo Central, no Terminal Rodoferroviário da concessionária Rumo S.A., localizado no município de Rio Verde (GO). Agora será possível estar 100% operacional a ligação férrea entre Estrela D’Oeste (SP) e Açailândia (MA). Estão previstas as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro dos Transportes, Renan Filho, do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, além de outras autoridades e representantes do setor ferroviário.
Histórico – A estrada de ferro foi projetada para se tornar a espinha dorsal do transporte ferroviário do Brasil, integrando de maneira estratégica o território nacional e contribuindo para a redução do custo logístico do transporte de cargas no país.
A FNS está dividida em três tramos: o primeiro (Tramo Norte) entre Açailândia (MA) e Porto Nacional (TO) com 720 quilômetros de extensão se encontra em operação comercial pela subconcessionária “Ferrovia Norte Sul S.A” desde 2007.
O segundo é o tramo compreendido entre Palmas (TO) e Anápolis (GO) (Tramo Central), com 855 quilômetros de extensão, e que se encontra em operação com movimentação de carga pela Valec desde 2015. A estatal já promoveu o transporte de farelo de soja, madeira triturada, minério de manganês, barras de trilhos, locomotivas e vagões.
O terceiro é o tramo compreendido entre os municípios de Ouro Verde de Goiás/GO e Estrela d´Oeste/SP (Tramo Sul), com 682 km de extensão. As obras estão em fase final. Será o maior polo de carga de toda a Ferrovia Norte-Sul, situado próximo aos municípios de Rio Verde, Santa Helena, Jataí, Edéia e Quirinópolis.
Em 28/3/2019, a ANTT realizou o leilão para subconcessão do Tramo Central da Ferrovia Norte-Sul, por 30 anos, situado entre Porto Nacional/TO e Estrela d'Oeste/SP, nos trechos entre: (i) Porto Nacional/TO e Anápolis/GO; e (ii) Ouro Verde de Goiás/GO e Estrela d'Oeste/SP. Esse trecho é o que faltava para conectar e finalizar a ferrovia de ponta a ponta.
0 comentário 26695n

Peru busca reunião de alto nível com China e Brasil para avançar em ferrovia bioceânica

Apesar da queda nos preços do petróleo, colheita do milho safrinha deve ser marcada por fretes elevados

Frete tem nova queda em abril com leve recuo de 0,14%, mostra Edenred Frete

Alckmin destaca importância da Ferrogrão para aumentar o escoamento da produção agrícola

Santos Brasil registra R$ 198,5 milhões de lucro líquido no 1º trimestre

Nova rota entre Ceará e China promete aumentar em 20% as importações