Descarrilamento de trem cria mais recente problema na cadeia de suprimentos para exportações de grãos dos EUA para o México 1k4ed
4f2m5j
CHICAGO/CIDADE DO MÉXICO, 14 de outubro (Reuters) - O consórcio ferroviário mexicano Ferromex e a empresa ferroviária norte-americana Union Pacific Corp disseram que pararam de emitir licenças para algumas remessas ferroviárias de grãos que am por Eagle , Texas, depois que um recente descarrilamento de trem no México fechou os trilhos.
A paralisação é uma medida temporária até que o tráfego ferroviário seja liberado após a reabertura dos trilhos, disse a Ferromex à Reuters em um comunicado na segunda-feira, acrescentando que o volume total de movimentação de grãos entre a Union Pacific e a Ferromex não será afetado.
A interrupção marca o mais recente de uma série de atrasos ferroviários de carga de grãos na fronteira, particularmente em El Paso e Eagle , que têm atrapalhado as cadeias de suprimentos agrícolas entre os EUA e o maior importador de seu milho. Isso ocorre enquanto os fazendeiros dos EUA estão colhendo grandes safras de milho e soja.
A Ferromex (FXE), que opera a maior ferrovia do México, notificou a Union Pacific sobre o descarrilamento no México no sábado, de acordo com a Union Pacific. A FXE disse à Reuters que a linha ficou fechada por até 15 horas.
A Union Pacific disse que ela e a Ferromex decidiram em conjunto suspender temporariamente a emissão de licenças para os embargos ativos de FXE, dado o alto volume de carga agrícola e o aumento esperado na demanda à medida que a colheita nos EUA avança.
"Esta suspensão entra em vigor imediatamente e permanecerá em vigor até que a atual linha de trens seja liberada e os trens possam partir após a liberação", disse a Union Pacific em um comunicado aos clientes no sábado.
Embora o México seja o principal mercado de exportação de milho dos EUA, ele também se tornou um importante mercado de destino neste ano para exportadores agrícolas que buscam compensar a lenta compra da China, um dos principais compradores de commodities.
Mas a capacidade ferroviária não consegue atender à demanda, disse Juan Carlos Anaya, Diretor Geral do Agricultural Markets Consulting Group.
"A infraestrutura não pode ser construída da noite para o dia, nem as máquinas, e isso está causando esse problema de ter uma logística eficiente entre os Estados Unidos e o México", disse Anaya.
Reportagem de PJ Huffstutter em Chicago e Adriana Barrer na Cidade do México; Reportagem adicional de Cassandra Garrison na Cidade do México; Edição de Andrea Ricci
0 comentário 26695n

Frete tem nova queda em abril com leve recuo de 0,14%, mostra Edenred Frete

Alckmin destaca importância da Ferrogrão para aumentar o escoamento da produção agrícola

Santos Brasil registra R$ 198,5 milhões de lucro líquido no 1º trimestre

Nova rota entre Ceará e China promete aumentar em 20% as importações

Vports amplia em 70% a capacidade de receber navios Panamax no Porto de Vitória (ES)

Diesel recua 1,8% nos postos em abril após reduções da Petrobras, diz Ticket Log