Alckmin destaca importância da Ferrogrão para aumentar o escoamento da produção agrícola 692u2e

Publicado em 14/05/2025 12:23 e atualizado em 14/05/2025 13:05
Presidente em exercício participou da abertura do 3° Congresso Abramilho

"Eu defendo a Ferrogrão, sempre defendi. Mas, nós precisamos integrar modais", ressaltou o presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, durante participação nesta quarta-feira (14) da cerimônia de abertura do 3° Congresso Abramilho, em Brasília- DF. 3a546z

O evento realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho), reúne produtores rurais, pesquisadores, empresários e políticos para debater os desafios e oportunidades para o setor de milho e sorgo no Brasil. 

Na abertura, foram destacados os principais gargalos do setor e a importância de colocar em destaque os investimentos para ampliação de infraestrutura para armazenamento e escoamento dos grãos produzidos no Brasil. 

O presidente da Abramilho, Paulo Bertolini, explicou que hoje a produção de milho tem crescido rapidamente no país, mas faltam políticas de armazenamento para as propriedades rurais. "Nossa desvantagem logística vem ocasionando, de certa forma, uma desvalorização do milho", lamentou. 

O projeto da Ferrogrão (EF-170)  visa criar um corredor ferroviário para exportar commodities agrícolas da região Amazônica, ligando a região produtora de grãos do Mato Grosso ao Porto de Miritituba, no Pará. "O Brasil é um continente, então precisamos de logística. Precisamos melhorar o o aos portos. Eu fiz a BR-163 de carro e é uma epopeia. A Ferrogrão e sua chegada até o porto de Miritituba isso reduz muito o custo. O agro ganha em competitividade, renda e ajuda o meio ambiente. Você troca o caminhão por ferrovia. Não induz ocupação urbana, evita desmatamento, ou seja, ela é fundamental. Vou procurar colaborar para uma boa solução junto ao STF", destacou Alckmin. 

O presidente em exercício também reforçou que com tantos problemas climáticos, se torna cada vez mais necessária a ampliação do Seguro Rural, e garantiu que vai trabalhar para um Plano Safra mais robusto para este ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Raphaela Ribeiro
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário 1m3w5q

  • Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC 14/05/2025 14:37 14o3y

    O Brasil está parado, já fazem mais de 30 anos. Aí vem um político do executivo nacional com linha de pensamento que governa o país há mais de 30 anos, e diz que é a favor da ferrogrão. Que importância tem ser a favor de algo que nunca acontece? Não consigo entender porque a linha de pensamento que governa o país a tanto tempo, com uma interrupção de de apenas 4 anos, não faz nada, e ainda recebe votos.

    1
    • Elvio Zanini Sinop - MT

      A tal de ferrogrão , sòmente foi falácias de Políticos mal informados; nò

      0
    • Elvio Zanini Sinop - MT

      Ferrogrão Nós Estamos desde o ano 1980 em Sinop MT, com com.

      de maqs. Agricolas e outros afins, Concessionária MAssey Fergusson desde 1997, em 8 Municípios do Nortão do Mato Grosso, com Matriz em Sinop-MT, Fl. em Matupá, Vila Rica MT e Confreza; a Tal Ferrovia Ferro Grão foi projetada há Vários anos, Sòmente ficou no Projeto dos Intencionados.

      0
    • CARLO MELONI sao paulo - SP

      A UNICA CERTEZA QUE TENHO É QUE GENTE HONESTA NÃO DEFENDE LULA

      0

    Comente essa mensagem: 546r2v