Inpasa anuncia que vai dobrar capacidade de unidade de etanol de milho no Maranhão 135q6l

Publicado em 15/05/2025 16:27

4f2m5j

 

SÃO PAULO (Reuters) - A Inpasa, maior produtora de etanol de milho do Brasil, anunciou o início da expansão da unidade em Balsas, no Maranhão, que deverá duplicar a capacidade de produção da fábrica no Estado, importante polo da nova fronteira agrícola do Brasil.

Com a ampliação, a Inpasa terá investido cerca de R$2,3 bilhões ao todo na unidade, que começou a operar este ano, afirmou a empresa.

Atualmente, a fábrica de Balsas possui capacidade produtiva anual de 450 milhões de litros de etanol, 240 mil toneladas de DDGS e 23 mil toneladas de óleo vegetal, processando cerca de 1 milhão de toneladas de grãos por ano.

A Inpasa, expoente do setor de etanol de milho no Brasil, cuja produção tem sido crescente, possui também unidades em operação em Sinop (MT), Nova Mutum (MT), Dourados (MS), Sidrolândia (MS), além de duas usinas no Paraguai.

"A decisão de ampliar a planta e dobrar sua capacidade de produção foi tomada com o objetivo de fortalecer a competitividade de seus principais produtos, etanol, DDGS e óleo vegetal, no mercado nacional e internacional", afirmou a companhia, confirmando notícia publicada no jornal Valor Econômico.

Em outubro do ano ado, a Inpasa anunciou o início da operação da expansão da biorrefinaria de Sinop (MT), considerada à época a maior unidade produtora do mundo do biocombustível à base de cereais, com capacidade de 2,1 bilhões de litros ao ano.

O crescimento do etanol de milho no Brasil tem aumentado o consumo interno do cereal no país, diminuindo a disponibilidade para exportações do grão, indicou nesta quinta-feira a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ao revisar para cima a safra brasileira.

A Inpasa anunciou anteriormente uma unidade de etanol de milho em Luís Eduardo Magalhães (BA), com previsão de ser concluída em 2026. Ainda não há uma data para o início das operações.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário 26695n