Petrobras sinaliza início de limpeza de sonda para Foz do Amazonas, aguarda Ibama 64r6h
4f2m5j
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras afirmou em documento ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, que a sonda ODN II chegou à Baía de Guanabara para início de um trabalho de limpeza, em etapa que envolve processo para obter autorização do órgão ambiental a uma futura perfuração na Foz do Amazonas.
A Petrobras busca há anos um aval do Ibama para a realização do poço, em águas ultraprofundas do Amapá. A região onde está o bloco exploratório pode conter "um novo pré-sal", segundo avaliação do governo, mas há resistências na autorização devido a questões socioambientais do local.
"Neste sentido e dando seguimento às etapas para a Atividade de Perfuração Marítima no Bloco FZA-M-59, Bacia da Foz do Amazonas, vimos através desta solicitar uma manifestação positiva do Ibama até dia 15/05 para que possamos iniciar os preparativos", afirmou a gerente-geral de Licenciamento e Meio Ambiente da Petrobras, Daniele Lomba, em uma carta ao Ibama em 30 de abril.
A limpeza da sonda, um trabalho basicamente manual, é importante para evitar, por exemplo, contaminações na fauna marinha do Amapá.
O documento visto pela Reuters não esclarece a razão do prazo específico de 15 de maio.
O Ministério de Minas e Energia chegou a indicar que, se a autorização ambiental para um simulado na área não viesse em abril, o contrato da sonda contratada expiraria. A simulação de emergência e vazamento deve preceder um aval para a atividade exploratória.
A Petrobras ainda aproveitou para reiterar solicitação feita em outra carta, de 7 de abril de 2025, referente à realização de vistoria pelo Ibama na Unidade de Estabilização de Fauna do Oiapoque (AP), já licenciada pelo órgão estadual ambiental e com Licença de Operação.
A unidade também é importante para o processo de autorização ambiental do Ibama para os trabalhos na Foz do Amazonas.
Procurado, o Ibama não comentou o tema imediatamente.
(Por Fábio Teixeira)
0 comentário 26695n

Petróleo cai com notícia sobre nova rodada de negociações entre EUA e Irã

Petróleo fecha com leve alta com sinais de ime entre EUA e Irã e preocupações econômicas

Petróleo tem alta semanal, mas permanece sob pressão de aumento de oferta

Petroleiros planejam greve após Petrobras anunciar austeridade por queda do petróleo

Petroleiros da Petrobras indicam greve de advertência em 29 e 30 de maio, diz FUP

Petróleo despenca com esperanças dos EUA e do Irã enquanto alta de ações estagna