Minério de ferro fica estável com esperança de acordo entre China e EUA compensando dados fracos da China 55j1a

Publicado em 06/05/2025 09:04

4f2m5j

 

Por Michele Pek

CINGAPURA (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro ficaram estáveis na bolsa de Dalian nesta terça-feira, com os investidores avaliando as esperanças de alívio das tensões comerciais entre China e EUA em relação à divulgação de dados econômicos pessimistas da China.

O contrato de setembro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) encerrou as negociações do dia estável em 704,5 iuanes (US$97,58) a tonelada.

O minério de ferro de referência de junho na Bolsa de Cingapura subia 0,92%, a US$97,45 a tonelada.

No domingo, o presidente Donald Trump disse que os EUA estão se reunindo com muitos países para fazer acordos comerciais, inclusive com a China, o que impulsionou o sentimento do mercado e fez com que o mercado acionário chinês subisse na terça-feira.

Pequim está "avaliando" uma oferta de Washington para manter negociações sobre as tarifas de 145% de Trump, disse o Ministério do Comércio da China na sexta-feira.

Enquanto isso, a atividade de serviços da China expandiu-se no ritmo mais lento em sete meses em abril, prejudicada pela incerteza devido às tarifas dos EUA, mostrou uma pesquisa do setor privado.

O mercado de aço está preocupado com os riscos de recessão no exterior provocados pelas tarifas, com medidas antidumping impactando negativamente a demanda futura de aço, disse a corretora Hexun Futures.

A produção entre os produtores chineses de aço de alto-forno aumentou ainda mais entre 25 e 30 de abril, disse a consultoria Mysteel.

No entanto, a demanda downstream deve enfraquecer em maio, com a demanda doméstica entrando na temporada de baixa e a demanda externa enfrentando desafios devido às tarifas, disse a Hexun.

Do lado da oferta, os estoques totais de minério de ferro nos portos da China aumentaram 2,24% em relação à semana anterior, para 136,8 milhões de toneladas em 30 de abril, segundo dados da Steelhome.

(Reportagem de Michele Pek)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário 26695n