Produção de açúcar da Ucrânia deve cair 5% em 2024/25 e área plantada diminuirá, diz sindicato 3e4s41
4f2m5j
KIEV (Reuters) - A produção de açúcar de beterraba da Ucrânia em 2024/25 deverá cair 5%, para 1,7 milhão de toneladas, informou a Associação Ucraniana de Negócios Agrícolas (UCAB, na sigla em inglês) na noite de segunda-feira.
O órgão não citou nenhuma razão para a redução, mas autoridades e produtores têm dito que a seca e o calor extremo no verão de 2024 reduziram drasticamente o rendimento da maioria das commodities agrícolas ucranianas, incluindo a beterraba sacarina.
A UCAB disse que os agricultores poderiam reduzir a área semeada com beterraba açucareira para 245.000 hectares em 2025, de 258.000 em 2024, devido à introdução de cotas para as exportações de açúcar para a União Europeia.
"As exportações de açúcar ucraniano para a UE estão limitadas pelo atual regime comercial até junho de 2025 (para um total de) 109.400 toneladas. Além disso, as exportações de açúcar da Ucrânia também estão limitadas pela necessidade de obter licenças para exportar para a UE", disse Oleksandra Avramenko, chefe do comitê de integração europeia da UCAB.
"Dessa forma, as exportações para a UE de janeiro a junho de 2025 serão limitadas, lentas e previsíveis. Quanto ao formato do comércio com a UE, que nos espera a partir de junho de 2025, ainda não há um entendimento certo", acrescentou ela.
As restrições da UE, anunciadas em abril de 2024, seguiram-se a protestos de agricultores da região que disseram enfrentar concorrência desleal de produtores de fora do bloco, inclusive na Ucrânia, que não enfrentam o mesmo nível de regulamentações e burocracia relacionadas ao meio ambiente que eles.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
0 comentário 26695n

Futuros do açúcar fecham com nova queda em Nova Iorque e Londres nesta 3ª feira (27)

Calmaria deixa mercado do açúcar em como de espera e com queda nos preços

Hedgepoint: Hemisfério Norte aumenta a resistência à recuperação dos preços de açúcar

Mercado interno para o açúcar está com demanda enfraquecida e preços em queda

Etanol/Cepea: Ritmo de negócios volta a cair

Açúcar/Cepea: Fraca demanda mantém preços em queda