Cafezais sem irrigação devem ter perda de 40% da produção para 2025 3ri3h
Cafezais sem irrigação devem ter perda de 40% da produção para 2025 3ri3h
O longo período de estiagem e as altas temperaturas que atingiram as principais áreas cafeeiras do Brasil trouxeram impactos significativos para as lavouras de café. Já é certo que teremos uma quebra da safra 2025 por conta das atuais condições dos cafezais brasileiros.
De acordo com o engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação Procafé, André Moraes, os problemas climáticos foram mais severos durante um importante período para as floradas, o que ocasionou um alto nível de desfolha, resultando assim em um baixo pegamento das flores.
Segundo o pesquisador, não tem cenário climático que vai conseguir melhorar as atuais condições das lavouras de café no Brasil e, se enfrentarmos um novo déficit hídrico entre janeiro e fevereiro de 2025 (importante período de granação dos grãos de café), o prejuízo deve ficar ainda maior para a próxima safra.
André destaca ainda que para as lavouras de café sem irrigação (sequeiro) já há uma estimava de perda de 40% da produção para 2025. A produção de café arábica é a mais afetada, mas a do conilon deve ser a que vai ajudar o Brasil a manter uma boa produção para a próxima safra.
0 comentário 26695n

Vendas de café no varejo do Brasil caem 5,13% no 1º quadrimestre em meio à alta no preço

Mercado do café segue volátil e pressionado pela entrada da safra brasileira 2025

Preços do café fecham sessão desta 4ª feira (21) em posições opostas nas bolsas internacionais

Mesmo na entressafra, Brasil não consegue embarcar 737,7 mil sacas de café em abril

Café, cultura e desenvolvimento: “Rotas do Café da Alta Mogiana” é lançada e promete movimentar

Maior estimativa de safra do café robusta derruba os preços em Londres na manhã desta 4ª feira (21)