Colheita do arroz chega perto da metade no RS com produtividades excelentes 6b3z5g
1r3z4z
Colheita de arroz atinge 43% no RS 3k2624
Os trabalhos de colheita de arroz no Estado registraram 43,43% nesta semana, conforme levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz. Até o momento, foram colhidos 410.835 hectares. As informações são tabuladas pela Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), a partir de dados apurados pelas equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) da autarquia.
Na tarde desta quinta-feira (25), a Diretoria Executiva do Irga promoveu coletiva de imprensa virtual para falar sobre os primeiros números da produtividade, correção na área semeada e informações do mercado arrozeiro. Participaram o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho; o presidente da autarquia, Ivan Bonetti; e os diretores Ricardo Kroeff (técnico), João Batista Camargo Gomes (comercial) e Eduardo Milani (istrativo). A coletiva foi transmitida pelo canal do instituto no YouTube.
Covatti Filho abriu a coletiva comentando que os resultados da safra de arroz estão sendo muito positivos e destacando o trabalho do Irga, com “sua direção e servidores comprometidos”. “A reestruturação do Irga está em andamento. Estamos trabalhando para conseguir fortalecer o orçamento do instituto para se chegar ao ree de 100% da taxa CDO”, afirmou o secretário.
Bonetti enfatizou a qualidade das cultivares da autarquia. “Nesta safra, 65% das cultivares têm a genética Irga. Todas as cultivares estão indo muito bem, principalmente a IRGA 424 RI, que responde por 52% da área semeada no Estado e é a mais produtiva”, comentou
Kroeff salientou que o Irga a a trabalhar com a informação de 945.940 hectares de área semeada, uma correção de 1.098 ha a mais em relação ao número que estava, até então, sendo divulgado (944.841 ha). A correção se deve a novos apontamentos dos Nates do Irga. Em relação à safra ada, o crescimento foi de 1,3% (935.262 ha semeados na safra 2019/2020). “A produtividade média está hoje em 8.904 quilos por hectares, o que reflete todo o cuidado no manejo por parte dos produtores para que se busque o mais alto nível de produtividade, aliado às condições climáticas favoráveis ao cultivo do arroz”, explicou o diretor técnico.
Gomes analisou o momento do mercado. “No momento, os negócios estão retraídos e os preços estão estáveis, fechando em R$ 86,89 nos últimos dias (índice Cepea), mas em alguns pontos do Interior chegamos perto dos R$ 90,00. Nossas recomendações aos produtores é que mantenham o mercado abastecido, cuidando os custos de produção e a união de esforços para viabilizar exportações com o objetivo de regularmos o mercado do arroz em casca e beneficiado”, resumiu o diretor comercial.
COLHEITA
A regional mais adiantada até o momento é a Planície Costeira Externa, que já alcançou 57,19% (61.363 ha da área semeada de 107.300 ha). A Fronteira Oeste, por sua vez, está bem próxima desse percentual, registrando 53,41% (148.665 ha de 278.349 ha).
0 comentário 26695n

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas

Ibrafe: Produtividade de 40% menor no sudoeste