Colheita do arroz ainda está no início, mas região de Uruguaiana/RS já espera grandes perdas 5w5bd
Podcast 3z424d
Colheita do arroz ainda está no início, mas região de Uruguaiana/RS já espera grandes perdas 5w5bd
A região de Uruguaiana foi mais uma que sofreu com a falta de chuvas e as altas temperaturas no Rio Grande do Sul. Como reflexo desse cenário, as lavouras de arroz sofreram e vão apresentar queda de produção nas colheitas que se iniciaram no começo de fevereiro.
Segundo o presidente da Associação de Arrozeiros de Uruguaiana/RS, Roberto Fagundes Ghigino, ainda é cedo para estimar perdas, mas elas existem e serão grandes. Em função desses problemas de desenvolvimento, muitas áreas da região foram abandonadas pelos produtores.
A fronteira Oeste e Centro-Oeste do Rio Grande do Sul representa 55% da produção gaúcha de arroz e toda ela sofreu com as condições climáticas. A liderança destaca que, em muitos dias a taxa de evaporação era de 14 mm, o que na prática, resultou na impossibilidade até mesmo da irrigação, já que o produtor fazia chover 20 mm e perdia 14 para a evaporação.
A esperança é para que os preços, que já começaram a reagir, subam ainda mais para ajudar de alguma forma na recomposição das margens muito apertadas após alto custo de produção. O cenário pode, inclusive, motivar uma redução de área cultivada nos próximos anos, como aponta Ghigino.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Associação de Arrozeiros de Uruguaiana/RS
0 comentário 26695n

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas

Ibrafe: Produtividade de 40% menor no sudoeste

Safra de grãos está estimada em 332,9 milhões de toneladas influenciada por boa produção de soja, milho e arroz