Excesso de chuvas prejudica plantio da soja e colheita do trigo na região de Santo Ângelo/RS nt6m
Acompanhe as últimas informações do Realidades da Safra
O excesso de chuvas na região de Santo Ângelo no Rio Grande do Sul está prejudicando os trabalhos de plantio da safra de soja 2019/20 e também a reta final da colheita do trigo. Segundo o diretor da Farsul, Claudio Duarte, o percentual plantado de soja até o momento não chega nem em 20%, quando o mesmo período do ano ado já registrava até 45% semeado.
O diretor comenta que os altos índices de precipitação já aumentam a preocupação com relação as doenças fungicas, e os produtores já se preparam para realizar mais aplicações de fungicidas, o que elevaria ainda mais o já alto custo de produção.
No que diz respeito a negociação, os produtores da região já fecharam cerca de 30% de vendas futuras para garantir os custos e devem avançar na comercialização entre janeiro e fevereiro e o restante em abril durante a colheita.
Já no trigo, a chuva prejudica não só o andamento da colheita, mas também a qualidade e produtividade do cereal. Duarte reporta que as primeiras áreas colhidas registravam produtividade média de 50/55 sacas por hectare e pH 78, mas as próximas caíram para pH entre 72 e 70, em alguns casos até 68.
Essa queda na qualidade do trigo já influencia no mercado da região, com a queda nos preços e desinteresse por negociações. De acordo com Duarte, após aumentarem 6% neste ano, as áreas de trigo podem ser reduzidas para 2020 e o produtor deve fazer seu planejamento e conta para ver se vale a pena investir nesta cultura no próximo ano.
Confira a entrevista completa com o diretor da Farsul no vídeo.
0 comentário 26695n

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira

Preços da soja vivem bom momento e cenário é para novos negócios agora, afirma especialista

Soja acelera altas em Chicago e trabalha com mais de 1% de alta, puxada por óleo e grãos

Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, acompanhando bons e novos ganhos do óleo

Soja sobe timidamente em Chicago nesta 3ª e Brasil registra apenas negócios pontuais