Irrigação cresce exponencialmente no Brasil e aumenta importância da gestão eficiente de recursos 1g4n2d
Um levantamento realizado pela Embrapa com auxilio de imagens via satélite e sensoriamento remoto identificou um grande crescimento na área irrigada na agricultura brasileira desde o início da pesquisa em 1985. Em 2020, foram 8 milhões de hectares irrigados no país, sendo 1,6 milhão (a maior parte) com pivô central.
Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Daniel Pereira Guimarães, esse tipo de levantamento é fundamental para balizar as outorgas de uso de água no país, saber com está o consumo nacional e fazer uma melhor gestão dos recursos.
Metade dessas áreas está na região da Bacia do Rio São Francisco e ¼ das lavouras irrigadas se concentram em apenas 10 municípios brasileiros, elevando ainda mais a importância dessa gestão para garantir que haja abastecimento para todos, uma vez que a irrigação utiliza 8 vezes mais água do que o consumo humano.
Entre os benefícios da irrigação, o pesquisador destaca o aumento da produtividade, já que 20% das lavouras mundiais são irrigadas e correspondem à 40% da produção total, diminuir os riscos de perdas por problemas de clima e a possibilidade de cultivo de variedades diferentes e a possibilidade de fazer várias safras em localidades sem chuva abundante.
Outro destaque da pesquisa foi o crescimento do uso de pivôs centrais em pequenas propriedades de 1 ou 2 hectares. Guimarães aponta que isso é fundamental para a inserção destes pequenos produtores no mercado de maneira mais competitiva e rentável.
Confira a íntegra da entrevista com o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo no vídeo.
0 comentário 26695n

Conversa de Cerca #163 - A maior conferência de agronegócio do mundo vai acontecer no Brasil!

Desvalorização do real: Como proteger seu patrimônio

Gasolina e etanol recuam em maio, aponta Ticket Log

3tentos vai pagar R$ 22 milhões a produtores por diferença no preço da soja

FPA e FPE mobilizam base parlamentar e setores produtivos para garantir segurança jurídica e ampliar o financiamento ao agro e ao mercado imobiliário

BNDES aprova R$ 131,1 mi para primeira usina de CO2 verde do país e nova planta de biometano