Tempo severo no Sul nos próximos dias: Previsão de granizo e até risco de formação de ciclone bomba 5e3r3y
4f2m5j
Os próximos dias serão de tempo severo no Sul do Brasil. De acordo com as previsões mais recentes, uma nova e intensa frente fria vai mudar as condições do tempo na região. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para queda de granizo na região, enquanto a Climatempo alerta para a formação de um ciclone bomba que deve provocar chuvas intensas também no Sudeste do Brasil.
Segundo o Inmet, os modelos já mostram previsão de temporais com risco de queda de granizo em várias áreas da região Sul. O mapa abaixo possibilidade de granizo e indicam a evolução da instabilidade pela Região Sul nos próximos dias. Os tons em azul e verde indicam pequena possibilidade; tons em amarelo e laranja indicam possibilidade média e tons em vermelho e lilás indicam possibilidade alta.

A partir de amanhã as áreas de instabilidade aumentam no Rio Grande do Sul e até o próximo dia 1º de abril, o estado pode ter precipitação entre 50mm e 70mm, com destaque para a região central do estado que deve receber as chuvas mais volumosas. Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas horas no Sul do Brasil:

Segundo a Climatempo, o avanço dessa frente pode favorecer a formação de um ciclone bomba a partir de amanhã. "Este sistema vai provocar ventania e grande subida de mar no litoral do Sul (sábado) e de São Paulo e no Rio de Janeiro (domingo). A chuva associada à agem do sistema frontal também tende a ser intensa em todo leste dos estados do Sul, de São Paulo e Rio de Janeiro", afirma a consultoria. Explica ainda que o fenômeno tem como característica ventos fortes, que podem causar estragos e danos materiais.
Veja o mapa de previsão de atuação do ciclone:

Para as demais regiões do Brasil, a previsão é de chuvas intensas em áreas do Centro-Oeste e no Matopiba nas próximas 24 horas. O Inmet emitiu alerta amarelo para chuvas intensas válido nas duas áreas válido até as 10h de amanhã.
"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação.
O modelo Cosmo mantém a previsão de tempo muito seco no norte de Minas Gerais e na Bahia nos próximos dias. Os dois estados, há mais de dois meses, não registram chuvas significativas e os produtores já relatam perdas nas lavouras. Veja o mapa de previsão nas próximas 93 horas:

0 comentário 26695n

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (29) para todo o Brasil

Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm alerta para frio, chuvas intensas, ventos fortes e neve

A partir de hoje, frente fria que a pelo sul atinge também sudeste e centro-oeste

Frente fria avança pelo Sul e atinge Centro-Oeste e Sudeste nesta 4ª feira

Tempestade atinge o oeste do país a partir desta terça (27)

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (28) para todo o Brasil