Rússia diz que acordo de grãos no Mar Negro pode estar quase encerrado 6j3t1y
4f2m5j
MOSCOU (Reuters) - A Rússia anunciou nesta quinta-feira que não haverá extensão do acordo de grãos do Mar Negro negociado pela ONU além de 18 de maio, a menos que o Ocidente remova uma série de obstáculos à exportação de grãos e fertilizantes russos.
"Sem progresso na solução de cinco problemas sistêmicos... não há necessidade de falar sobre a extensão da iniciativa do Mar Negro após 18 de maio", disse o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado.
A Rússia também culpou a Ucrânia e as Nações Unidas por um acúmulo de inspeções de navios que exportam grãos dos portos do Mar Negro sob o acordo.
A Rússia disse repetidamente que os principais obstáculos às suas exportações precisam ser removidos, incluindo a reconexão do Banco Agrícola Russo (Rosselkhozbank) ao sistema de pagamento SWIFT.
Outras demandas incluem a retomada do fornecimento de máquinas e peças agrícolas, o fim das restrições a seguros e resseguros, o o a portos, a retomada do duto de amônia Togliatti-Odesa e o desbloqueio de ativos e contas de empresas russas envolvidas em alimentos e exportação de fertilizantes.
(Reportagem de Guy Faulconbridge)
0 comentário 26695n

Peru busca reunião de alto nível com China e Brasil para avançar em ferrovia bioceânica

Apesar da queda nos preços do petróleo, colheita do milho safrinha deve ser marcada por fretes elevados

Frete tem nova queda em abril com leve recuo de 0,14%, mostra Edenred Frete

Alckmin destaca importância da Ferrogrão para aumentar o escoamento da produção agrícola

Santos Brasil registra R$ 198,5 milhões de lucro líquido no 1º trimestre

Nova rota entre Ceará e China promete aumentar em 20% as importações