Novo projeto de lei revisará taxa de fiscalização ambiental 6d593a
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou que o governo federal vai enviar ainda neste ano, à Câmara dos Deputados, um projeto de lei para revisar os critérios de cobrança da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA). 101s26
O assunto foi amplamente discutido na manhã desta quarta-feira (29) numa audiência pública presidida pelo deputado Sergio Souza (PMDB-PR), presidente da Comissão da Agricultura da Câmara Federal. A sessão foi proposta pelo deputado Jerônimo Goergen (PP-RS).
A taxa, prevista na Lei 6.938/81, que trata da Política Nacional do Meio Ambiente, é cobrada a cada três meses pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para controle e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais.
A cobrança varia conforme o tamanho da empresa, o potencial de poluição e o grau de utilização de recursos naturais, se pequeno, médio ou alto. Os valores trimestrais definidos pela lei variam de R$ 50 a R$ 2.250.
0 comentário 26695n

UE classifica apenas quatro países como de "alto risco" segundo a lei de desmatamento

Crédito do FNO será ampliado para agricultores familiares com posse reconhecida pelo INCRA

Deputada federal propõe subcomissão sobre Transição Energética e COP 30 na Câmara

Projeto de lei propõe que agricultores familiares tenham direito a seguro-desemprego em caso de perda de safra

FPA: Produtor rural ganha segurança contra suspensão inesperada do crédito rural

Alívio financeiro para produtores rurais mineiros afetados por desastres avança na Câmara