STOXX 600 recua para menor nível em 16 meses com incerteza sobre guerra comercial n2p4h
4f2m5j
Por Sukriti Gupta e Medha Singh
(Reuters) - O principal índice acionário da Europa recuou para o seu menor nível em 16 meses nesta segunda-feira, com os investidores ponderando sobre a possibilidade de uma recessão, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não forneceu sinais de que vai desistir de sua agressiva guerra comercial.
O índice STOXX 600 caía 4,33, a 474,85 pontos, recuando pela quarta sessão consecutiva e a caminho de seu maior declínio percentual em um dia desde a pandemia da Covid-19.
No fim de semana, Trump disse a repórteres que ele não fará um acordo com a China até que o déficit comercial dos EUA seja resolvido, provocando uma nova onda de perdas nos mercados asiáticos. [MKTS/GLOB]
"Havia alguma esperança no fim de semana de que talvez pudéssemos ver o início de uma negociação, mas as mensagens que vimos até agora sugerem que o presidente Trump está confortável com a reação do mercado e que ele vai continuar nesse curso", disse Richard Flax, diretor de investimentos da Moneyfarm.
Os bancos europeus estavam a caminho de confirmar um "bear market" (mercado baixista), com o Commerzbank e o Deutsche Bank caindo 10,7% e 10%, respectivamente, nesta segunda-feira.
Os investidores também vendiam ações de fabricantes de armas, que haviam subido no início deste ano com a perspectiva de maiores gastos com defesa.
A fabricante de tanques Rheinmetall caía 10%, enquanto a Hensoldt, a Rheinmetall e a Renk recuavam entre 8% e 12%.
Os países da União Europeia estão avaliando a aprovação de um primeiro conjunto de contramedidas direcionadas a até US$28 bilhões em importações dos EUA nos próximos dias.
O bloco enfrenta tarifas de importação de 25% sobre aço, alumínio e automóveis e tarifas "recíprocas" de 20% para quase todos os outros produtos.
O índice de referência está cerca de 17% abaixo de sua máxima histórica, atingida em março, antes que as preocupações com as consequências econômicas da política comercial de Trump derrubassem os mercados globais.
. Em LONDRES, o índice Financial Times recuava 3,92%, a 7.739 pontos.
. Em FRANKFURT, o índice DAX caía 4,28%, a 19.757 pontos.
. Em PARIS, o índice CAC-A1540 perdia 4,47%, a 6.949 pontos.
. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha desvalorização de 5,03%, a 32.905 pontos.
. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrava baixa de 4,46%, a 1.868 pontos.
. Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizava-se 4,79%, a 6.318 pontos.
0 comentário 26695n

Wall St tem pouca movimentação após forte alta antes de ata do Fed e balanço da Nvidia

Ibovespa recua com siderúrgicas e Azul sob holofotes

Wall St abre com pouca variação após forte alta e foco em balanço da Nvidia

Endividamento de produtores gaúchos preocupa senadores da FPAAssunto foi debatido em audiência pública com ministro da Agricultura

Ibovespa recua na abertura com Azul sob holofotes

Preços do minério de ferro e vergalhão recuam com produção fraca de aço na China